Nossa História

Bem-vindo!


Se você ainda não sabe quem somos, recomendamos que comece clicando aqui.

Além disso, aqui você poderá encontrar informações sobre aquilo que cremos. E aqui, informações sobre os recursos que disponibilizamos.


Em 2011 a família Eça teve contato com o Ensino Domiciliar pela primeira vez a partir de uma família de missionários canadenses que moravam no Brasil e praticavam essa modalidade de ensino desde antes da virada do século. Eles ficaram impressionados. Primeiro porque jamais haviam concebido a possibilidade de crianças serem capazes de aprender fora da escola, e em segundo lugar, porque viram que isso não somente era possível como também parecia maravilhoso para a formação intelectual e moral das crianças daquela família.


A partir daquele contato, a família Eça passou a estudar o assunto principalmente a partir de materiais estrangeiros pois pouco havia de informações disponíveis em português. Também aconteceu de compartilharem sua busca com a família Bessa, que prontamente deu início os seus estudos nessa desconhecida área da educação.


O que começou como uma busca por compreender melhor a legalidade e a aplicabilidade de uma modalidade de ensino acadêmico foi, então, elevado a outro patamar, quando as duas famílias ouviram falar sobre Charlotte Mason, em 2013. A partir do contato com suas obras, a visão sobre Educação e sua amplitude foi assumindo uma profundidade cada vez maior. A palavra Educação, antes compreendida como o ensino de algumas matérias exigidas pelo governo, passou a abarcar a formação do caráter, a caminhada em conhecimento para a eternidade, a vida toda e toda a vida, incluindo a nossa própria educação.


A rica visão de Charlotte Mason influenciou as duas famílias de tal forma que, em 2017, começaram um projeto chamado Charlotte Mason Brasil, para trazer seus escritos, com essa visão abrangente de Educação, para o português, para o Brasil. Assim também, em 2018, o primeiro volume de sua obra, chamado Educação no Lar foi publicado no Brasil.


A fim de divulgar o livro e promover ensinamentos tão caros à nossa geração, as famílias Eça e Bessa abriram, então, o perfil @educacaonolar no Instagram e passaram a fazer várias lives e publicações falando sobre o conteúdo do livro e sua abrangência.


O que teve início como um trabalho de divulgação do livro, acabou ganhando uma dimensão muito maior do que imaginávamos, de tal forma que sentimos a necessidade de assumir uma postura ainda mais ativa no perfil do Instagram, desde de janeiro de 2020, trazendo conteúdo não somente sobre o livro Educação no Lar, mas sobre tudo o que temos aprendido com Charlotte e para além de Charlotte, buscando manter os pés firmes nas Escrituras Sagradas e a consistência em nossa autoeducação a partir da leitura de diversos autores.


O interesse pelo conteúdo que distribuíamos cresceu tanto que também sentimos a necessidade de compartilhar com nossos seguidores uma Comunidade especialmente voltada a atender às necessidades dos pais cristãos para a formação integral e, acima de tudo, cristã de seus filhos.


Você é muito bem-vindo entre nós!

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Nossos Recursos

Você precisa saber algumas informações importantes sobre os recursos que disponibilizamos. Por isso, recomendamos que você acesse a página "Quem Somos", "Nossa História" e a página "Nossa Fé" além de

Nossa Fé

É importante que você saiba um pouco sobre Quem Somos, Nossa História, e sobre aquilo que cremos para que possa fazer o melhor uso possível de nosso conteúdo, de maneira refletida. Leia o texto abaixo